Texto
reflexivo sobre as leituras dos textos: “Os Filhos da Era Digital” e “O
Computador não Educa, ensina”.
Texto Reflexivo: Gestão e Coordenação com TIC
e a geração digital.
Os indivíduos de hoje representam
a primeira geração que cresceu com as novas tecnologias. Eles pensam e
processam as informações de forma diferente das gerações anteriores pois
vivenciam experiências distintas. Essa nova geração de nativos digitais possui
uma identidade virtual , pois passam a maior parte do tempo conectados através
das redes sociais, blogs, jogos on line, em meio as inovações tecnológicas .
Nesses espaços se expressam criativamente e compartilham ideias e novidades.
Dessa forma a convivência entre os nativos digitais e os imigrantes pode ser
conflitante. Sendo assim trabalhar com os nativos digitais de modo a prender
sua atenção na construção do conhecimento de maneira significativa, em meio a
tantas inovações e informações que a era digital proporciona , é um desafio
para o professor, que ainda não domina tais tecnologias. Percebe-se que a
educação experimentou um impacto profundo com as novas tecnologias, permitindo
novas formas de aprendizado, amplitude e disseminação do conhecimento, o que
possibilitou novos desafios à geração do conhecimento de forma rápida seja, na
leitura, na pesquisa, na forma de escrever e na relação professor/aluno. Neste
sentido , quando se pensa na Internet e no acesso de informação disponibilizado
por ela chega-se a uma nova demanda para
o uso desta tecnologia no processo da educação, que são as habilidades de
selecionar, pesquisar, articular e aplicar as informações. E todo esse processo
enriquece alternativas de articulações do saber, considerando a multiplicidade
de visões, perspectivas e compreensões, multiplicando assim novas formas de
aprendizagem.
Das experiências
vivenciadas na escola, podemos citar ,que o uso da tic tem sido de grande
importância principalmente nas pesquisas que são feitas através do acesso a
internet. No planejamento pedagógico, tal como na exposição dos conteúdos
através de vídeos selecionados pela coordenação. Ainda é grande a carência de
profissionais que precisam de formação para usar a tic , as máquinas
encontram-se a disposição nas escolas mais falta alguém capacitado para
auxiliar melhor o professor de como ele deve inserir essa ferramenta para
disseminar melhor os conteúdos de maneira significativa. Enfrentam com isso o
desafio de conviver e adicionar novos recursos à sua prática. Aprender e
aplicar novos conhecimentos por meio das tecnologias com os alunos é fator
desafiador para o docente

0 comentários:
Postar um comentário