Pages

sábado, 6 de abril de 2013

Era Digital




Texto reflexivo sobre as leitur​as dos textos: “Os Filhos da Era Digital” e “O Computador não Educa, ensina”.

Texto Reflexivo: Gestão e Coordenação com TIC e a geração digital.

Os indivíduos de hoje representam a primeira geração que cresceu com as novas tecnologias. Eles pensam e processam as informações de forma diferente das gerações anteriores pois vivenciam experiências distintas. Essa nova geração de nativos digitais possui uma identidade virtual , pois passam a maior parte do tempo conectados através das redes sociais, blogs, jogos on line, em meio as inovações tecnológicas . Nesses espaços se expressam criativamente e compartilham ideias e novidades. Dessa forma a convivência entre os nativos digitais e os imigrantes pode ser conflitante. Sendo assim trabalhar com os nativos digitais de modo a prender sua atenção na construção do conhecimento de maneira significativa, em meio a tantas inovações e informações que a era digital proporciona , é um desafio para o professor, que ainda não domina tais tecnologias. Percebe-se que a educação experimentou um impacto profundo com as novas tecnologias, permitindo novas formas de aprendizado, amplitude e disseminação do conhecimento, o que possibilitou novos desafios à geração do conhecimento de forma rápida seja, na leitura, na pesquisa, na forma de escrever e na relação professor/aluno. Neste sentido , quando se pensa na Internet e no acesso de informação disponibilizado por ela  chega-se a uma nova demanda para o uso desta tecnologia no processo da educação, que são as habilidades de selecionar, pesquisar, articular e aplicar as informações. E todo esse processo enriquece alternativas de articulações do saber, considerando a multiplicidade de visões, perspectivas e compreensões, multiplicando assim novas formas de aprendizagem.

Das experiências vivenciadas na escola, podemos citar ,que o uso da tic tem sido de grande importância principalmente nas pesquisas que são feitas através do acesso a internet. No planejamento pedagógico, tal como na exposição dos conteúdos através de vídeos selecionados pela coordenação. Ainda é grande a carência de profissionais que precisam de formação para usar a tic , as máquinas encontram-se a disposição nas escolas mais falta alguém capacitado para auxiliar melhor o professor de como ele deve inserir essa ferramenta para disseminar melhor os conteúdos de maneira significativa. Enfrentam com isso o desafio de conviver e adicionar novos recursos à sua prática. Aprender e aplicar novos conhecimentos por meio das tecnologias com os alunos é fator desafiador para o docente



0 comentários:

Postar um comentário