PLANEJAMENTO I / II BIMESTRE
IDENTIFICAÇÃO:
Escola: Escola Municipal Alegria e Esperança
Professora: Ana Morais
Disciplina: Língua Portuguesa
Duração: 06 meses
Série: 7º B / C
Turno: Vespertino
Objetivos:
Professora: Ana Morais
Disciplina: Língua Portuguesa
Duração: 06 meses
Série: 7º B / C
Turno: Vespertino
Objetivos:
- Utilizar a linguagem na escuta e produção de textos orais e na leitura e produção de textos escritos de modo a atender a múltiplas demandas sociais, responder a diferentes propósitos comunicativos e expressivos, e considerar as diferentes condições de produção do discurso;
- Usar os conhecimentos adquiridos por meio da prática de análise lingüística para expandir sua capacidade de monitoração das possibilidades de uso da linguagem, ampliando a capacidade de análise crítica.
Eixos Norteadores:
a) Prática de escuta de textos orais;
a) Prática de escuta de textos orais;
b) Prática de leitura de textos;
c) Prática de escrita e produções de texto;
d) Prática de análise lingüística.
Competências:
- Ser capaz de compreender e utilizar-se de diversos gêneros que circulam na sociedade e perceber as diferentes dimensões da leitura: o dever de ler, a necessidade de ler e o prazer de ler.
- Ser capaz de compreender as regularidades, os procedimentos e os recursos do sistema lingüístico utilizado na prática de escuta e leitura, na produção de textos orais e escritos, ampliando sua capacidade discursiva no uso da linguagem.
Habilidades:
· Expressar opiniões e pontos de vista de forma clara e ordenada, adequando a linguagem à situação comunicativa e a intencionalidade;
· Compreender a leitura buscando informações, significados das palavras no texto, deduzindo a parti do contexto ou consulta dicionário;
· Empregar os mecanismos discursivos e lingüísticos de coerência e coesão nas produções textuais conforme o gênero e os propósitos do texto;
· Identificar e corrigir, no texto produzido, inadequações e ordem morfossintática;
· Reconhecer o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação.
CONTEÚDOS I BIMESTRE
JANEIRO/ FEVEREIRO
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MARÇO/ABRIL
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A) Eixo: Prática de escuta de textos orais:
· Relato de fatos, considerando a temporalidade e a causalidade.
B) Eixo: Prática de leitura de textos:
· Gêneros: Fábula, Crônica e Notícia.
c) Eixo: Prática de escrita e produções de textos:
· Produção de Fábula, crônica e Notícia.
· Sinais de pontuação;
· Acentuação gráfica;
· Elementos coesivos;
· Ortografia;
· Uso de letras maiúsculas,
d) Eixo: Prática de análise lingüística:
· Acentuação gráfica;
· Sinais de pontuação;
· Coerência e coesão;
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A) Eixo: Prática de escuta de textos orais:
· Entrevista.
B) Eixo: Prática de leitura de textos:
· Gêneros: Poema e memórias literárias;
c) Eixo: Prática de escrita e produções de textos:
· Produção de Poemas e memórias literárias,
· Classes de palavras;
· Verbos (números e pessoas)
· Modos e tempos verbais;
d) Eixo: Prática de análise lingüística:
· Classes de palavras;
· Sinônimo e Antônimo;
· Onomatopéia
· Emprego dos tempos e modos verbais.
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CONTEÚDOS II BIMESTRE
ABRIL/MAIO
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JUNHO
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A) Eixo: Prática de escuta de textos orais:
· Dramatização;
B) Eixo: Prática de leitura de textos:
· Gêneros: Artigo de opinião e poema.
c) Eixo: Prática de escrita e produções de textos:
· Produção de artigo de opinião, poema;
· Ortografia
· Acentuação
· Recursos da pontuação: ponto final, vírgula, ponto e vírgula, interrogação e reticências.
· Uso dos dois pontos e travessão.
· Verbo (pessoa, número e conjugação);
· Linguagem verbal e não verbal
d) Eixo: Prática de análise lingüística:
· Recursos da linguagem não verbal: ironia e humor,
· Regras da concordância verbal
· Linguagem formal e informal
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A) Eixo: Prática de escuta de textos orais:
· Dramatização
B) Eixo: Prática de leitura de textos:
· Gêneros: cartum, charge, carta e e-mail.
c) Eixo: Prática de escrita e produções de textos:
· Produção de cartum, charge, carta e e-mail.
· Tipos de sujeito e predicado;
· Concordância nominal (artigo e substantivo, substantivo e adjetivo; artigos e pronomes.
· Figuras de linguagem: personificação, aliteração, assonância e prosopopéia.
d) Eixo: Prática de análise lingüística:
· Regras de concordância nominal
· Frase e oração
· Paragrafação
· Coerência textual.
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PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
A) Organização de atividades de escuta de textos que permitam ensinar a tomar notas durante uma aula, exposição ou palestra, como recurso possível para a compreensão e interpretação do texto oral, especialmente nas situações que envolvam produção simultânea.
B) Planejar atividades regulares de leitura, assegurando que tenham a mesma importância dada às demais.
C) Leitura expressiva ou recitação pública de poemas.
D) Reinvestimento dos diferentes conteúdos exercitados em atividades mais complexas, na prática de escuta e de leitura ou na prática de produção de textos orais e escritos.
E) Planejar atividades em duplas ou em pequenos grupos, para permitir que a troca entre os alunos facilite a apropriação dos conteúdos;
Recursos utilizados:
Livro didático;
Livro didático;
Textos com diversos tipos de gêneros (jornais, revistas e etc.);
Computador;
Paradidáticos;
Álbum seriado;
Retroprojetor;
Recursos de rotina (quadro, giz, cartazes).
Avaliação:
O aluno será avaliado através da participação das atividades e na socialização do conteúdo e na sala de aula.
Bibliografia Consultada:
TOCANTINS, Referencial Curricular do Ensino Fundamental do Estado do.
http://educação. uol.com. br/planos-aula/dia-da-educação.jh
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/index.html
BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do Ensino Fundamental: Língua Portuguesa. Brasília, MEC/SEF, 1999.
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