Pages

sábado, 4 de maio de 2013


ESTUDO DO MEIO  - RIO PARAÍBA

a)      Local do estudo do meio? Rio Paraíba
Viçosa já possuiu as mais belas matas da Região Serrana do Estado de Alagoas, chegando até a ser conhecida como “Princesa das Matas”, devido as exuberantes paisagens da mata atlântica que se encontra atualmente bastante devastada e sendo substituída pelas campineiras dos médios e grandes proprietários, restando apenas algumas reservas como: Mata Verde, Duas Barras e Dourada.
O sistema hidrográfico de Viçosa é representado pelo rio Paraíba que nasce no município Teresinha no estado de Pernambuco. Este é de suma importância para população Viçosense,já que banha toda cidade e contribui para o sistema de irrigação enriquecendo assim o desenvolvimento da agricultura. No entanto o rio Paraíba vem sofrendo nos últimos anos um desgaste muito grande devido à poluição e ao desmatamento, tornando-se assim um rio em determinados percursos temporário, pois nos períodos de estiagem alguns pontos  ficam totalmente sem água.
   b) Finalidade do estudo do meio?
O objetivo deste trabalho é fazer uma coleta de informações sobre as causas  e efeitos dessa  poluição e o que causou a assoriamento das margens do rio nestes últimos anos , para que através  destes dados possamos  promover ações ,discutir mudanças que possam interferir nesta realidade. Planejar atividades que contribuam para transformação da qualidade de vida na comunidade ribeirinha bem como propiciar mudança nas atitudes das pessoas  , reconhecendo as responsabilidades individuais e coletivas a esse tema.
   c) O que será vislumbrado no local visitado?
Identificar a organização do lugar em que está localizada;o rio Observar, coletar e organizar informações sobre o espaço de sua vivência, desenvolvendo a problematização e a proposição de mudanças;
Avaliar as ações humanas , e as suas conseqüências na paisagem do lugar.
   d) O que precisamos saber previamente?
A escola é o espaço social e o local onde o aluno dará seqüência ao seu processo de socialização. O que nela se faz se diz e se valoriza representa um exemplo daquilo que a sociedade deseja e aprova. Comportamentos ambientalmente corretos devem ser aprendidos na prática, no cotidiano da vida escolar, contribuindo para a formação de cidadãos responsáveis.
Considerando a importância da temática ambiental e a visão integrada do mundo, no tempo e no espaço, a escola deverá oferecer meios efetivos para que cada aluno compreenda os fenômenos naturais, as ações humanas e sua conseqüência para consigo, para sua própria espécie, para os outros seres vivos e o ambiente. É fundamental que cada aluno desenvolva as suas potencialidades e adote posturas pessoais e comportamentos sociais construtivos, colaborando para a construção de uma sociedade socialmente justa, em um ambiente saudável. Através de fotos antigas do rio fazer um paralelo do passado e do presente e quais as conseqüências que o meio ambiente vem sofrendo com a interferência do homem.

   e) Que registros serão feitos no local  ,com quais instrumentos?
Entrevistar os ribeirinhos  ;fotografar o rio procurando  mostrar os tipos de poluição  que o rio sofre em todo sua extensão, relacionar e concluir as semelhanças e diferenças, suas causas e conseqüências nas paisagens analisadas.
Os recursos complementares envolvem o laboratório de informática da escola, ou recurso multimídia datashow, o retroprojetor também pode ser útil na apresentação de imagens.              
f) O que será cobrado do aluno como avaliação desta atividade?
A avaliação das aulas deve ser feita a partir da participação dos alunos, da atividade de discussão das reportagens, podendo o professor pedir algum texto reflexivo sobre o que entendeu das discussões. Outra ferramenta avaliativa pode ser um trabalho ilustrativo/visual sobre o cotidiano dos alunos que ilustre o modo de vida, consumo, desperdício, lixo ou ainda quando promovem ações sustentáveis.



                                                                                                                                                                             






"A natureza é o único livro que oferece um conteúdo valioso em todas as suas folhas.
Quando agredida, a natureza nunca se defende, apenas se vinga.
Nunca acuse a natureza, ela faz a parte que lhe cabe. Cabe ao homem fazer a sua parte.
Toda a natureza é uma harmonia divina, sinfonia maravilhosa que convida todas as criaturas a que acompanhem sua evolução e progresso.
A natureza é totalmente natural, ela não contribui para o aquecimento global.
Faça a natureza florescer a cada dia.
Faça como eu, proteja a natureza.
Essa é a minha mensagem".



0 comentários:

Postar um comentário