Pages

terça-feira, 23 de abril de 2013


Confira as 5 tecnologias surgidas em 2012 que vão mudar nossas vidas
Algumas são discretas, outras megalomaníacas, mas todas têm potencial para impactar nossa vida nos próximos anos
por Redação Galileu
Em 2012 o homem mandou um robô pra passar férias em Marte e saltou de paraquedas da estratosfera. Feitos impressionantes, históricos - ou qualquer outro adjetivo épico que você preferir - mas que, a curto prazo, pouco irão afetar nossas vidinhas aqui na Terra. Por isso, a GALILEU preparou uma lista com as tecnologias lançadas nesse ano que, muito provavelmente, irão deixar nossa vida mais simples, ou só mais divertida, em um futuro próximo. 
LiquiGlide

O LiquiGlide é uma superfície que faz com tudo deslize, não deixando que nada fique aderente à ela. Se você está se perguntando qual a função prática disso, a resposta é: ketchup. Ou você nunca travou uma batalha contra a embalagem de plástico que insistia em não liberar a passagem do ketchup (maionese, mostarda...) pro seu x-burguer? Esse é um dos grandes tormentos da Era Moderna. Mas as aplicações podem ir muito além – e não estamos só falando que dá pra usar o LiquiGlide em embalagens de geleia. A asa de um avião coberta por gelo, por exemplo. Se uma camada de LiquiGlide for aplicada à ela, isso não seria mais um problema.

O site do produto diz que ele é feito de “materiais de comida”, sem entrar nos detalhes da composição. Os primeiros testes mostraram que o LiquiGlide dá conta do recado nos seguintes materiais: vidro, plástico, metal e cerâmica. Apesar dessa coisa de tirar todo o ketchup da embalagem soar um pouco banal, se trata de um problema complexo. O desperdício de comida é um dos maiores problemas da atualidade, quase meio milhão de quilos de alimentos vai para o lixo todo ano. Quantas vezes um produto não ficou por eras na sua geladeira porque as sobras da embalagem faziam parecer que o ele estava cheio? Além disso, as embalagens com LiquiGlide supostamente precisam de uma tampa menor que a normal, reduzindo a quantidade de petróleo usado pra esse fim.
Pneu auto-calibrável
//Crédito: Divulgação
Em setembro desse ano a Goodyear anunciou o lançamento de uma tecnologia que permite que os pneus dos carros se auto-inflem enquanto você dirige. Um sensor percebe que a pressão está mais baixa do que deveria e deixa o ar externo entrar para calibrar o pneu. Como no exemplo anterior, essa inovação esconde mais benefícios do que aparenta.

Primeiro que pneus bem calibrados consomem menos combustível – além de ser bom para o seu bolso, é melhor ainda para o meio ambiente. O número de acidentes também deve diminuir com a novidade. O preço estimado é de 200 dólares cada – número que deve diminuir com o passar tempo.
Google Glass
//Crédito: Divulgação
Aqui na GALILEU você leu sobre o primeiro documentário feito com ele. E é bom a gente se acostumar a ver essa expressão, porque ano que vem ela deve começar a aparecer em bem mais manchetes que esse ano. O Google Glass vem aí.

Ele é, basicamente, um computador embutido em um óculos. O monitor de 1,3 cm (parece pequeno, mas lembre-se que ele vai estar quase colado no seu rosto) é ativado sempre que você olha pra cima e pra direita. E assim, com as mãos livres, você consegue fazer basicamente tudo que a internet permite: tirar e compartilhar fotos e vídeos, se comunicar com seus amigos, ouvir música. O óculos do Google já tem um rival, que, inclusive, deve chegar às lojas antes: em novembro a Vuzix anunciou o lançamento do seu Smart Glasses M100, que irá custar algo em torno de mil dólares e poderá ser comprado a partir de 2013.

Kit da Civilização

0 comentários:

Postar um comentário