Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino
|
Componente Curricular
|
Tema
|
Ensino Médio
|
Geografia
|
Estrutura e dinâmica de diferentes espaços
urbanos e o modo de vida na cidade
|
Ensino Médio
|
Geografia
|
Questões ambientais, sociais e econômicas
|
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com
esta aula
- Discutir e refletir sobre o processo de
urbanização, identificando suas causas e consequências;
- Identificar as formas de ocupação do espaço
urbano e os agentes e/ou atores que nela atuam e que dela participam;
- Analisar as condições socioeconômicas, culturais
e políticas dos agentes e atores que atuam no espaço e bem como suas
capacidades de organização/mobilização na luta e/ou de seus interesses.
Duração das atividades
03 aulas de cinquenta minutos (50 min.)
Conhecimentos prévios trabalhados
pelo professor com o aluno
- Geografia urbana;
- Geografia da população.
Estratégias e recursos da aula
AULA 01
1o. Passo:
Professor(a), inicie a aula projetando para os
alunos as imagens abaixo:

Disponível em: <http://lsecities.net/media/objects/articles/worlds-set-apart?lang=pt-br>,
acesso em: 18 Jun. 2012.

Disponível em: <http://mamuteando.wordpress.com/2011/11/22/o-que-vem-antes-da-upp/>,
acesso em: 18 Jun. 2012.

Disponível em: <http://www.itaimpaulista.com.br/portal/index.php?secao=news&id_noticia=450&subsecao=20>,
acesso em: 18 Jun. 2012.
- Professor(a), após a exposição promova uma
discussão junto aos alunos. Para ajudá-los nas discussões proponha algumas questões.
Como sugestão:
QUESTÕES
|
- O que vocês conseguiram observar nas imagens
mostradas?
- Existem semelhanças e diferenças entre as
imagens?
- Podemos dizer que essas imagens retratam algum
aspecto da urbanização brasileira?
- Vocês consideram importantes e positivas as
transformações ocorridas nas cidades?
- Vocês já pararam para refletir sobre o espaço
urbano de onde vivem?
|
2o. Passo:
Professor(a), disponibilize o texto encontrado no
link abaixo para trabalhar o conceito:
Texto: SEGREGAÇÃO ESPACIAL URBANA
|
Disponível em: <http://urbanidades.arq.br/2009/05/segregacao-espacial-urbana/>,
acesso em: 19 Ago. 2012.
|
- Proponha algumas questões para nortear a leitura
e um debate ao final.
QUESTÕES
|
a) De acordo com a citação da Maricato no
primeiro parágrafo e com o argumento do Villaça no segundo parágrafo, quais
são as características mais marcantes das cidades/metrópoles brasileiras?
b) Segundo o texto, o que é segregação espacial
urbana?
c) Que consequências são geradas por esse
processo de segregação?
d) Como se dá o processo de segregação?
|
Observação: Professor(a),
peça aos alunos que anotem as respostas das questões no caderno para que
eles tenham esse registro de forma escrita além do debate oral.
AULA 02
3o. Passo:
Professor(a), busque vídeos na internet para
exemplificar a aula anterior e exiba para os alunos. Antes de realizar a
exibição dos vídeos, peça aos alunos que, ao longo dos mesmos, tentem
relacioná-los as imagens com a leitura do texto da aula anterior. Como
sugestão, reproduza os vídeos abaixo:
a- Vídeo - "SBT - Vivendo de Migalhas_Parte
03"

Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=Pq5uxFVAOAU>, acesso em: 06
Ago. 2012.
b- Vídeo - "SBT - Vivendo de
Migalhas_Parte 04"

Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=yUGFGfwpL3k&feature=relmfu>,
acesso em: 06 Ago. 2012.
c- Vídeo - "Segregação em Salvador/BA"

Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=c_iIlMY_Vvs>, acesso em: 06
Ago. 2012.
- Professor(a), após a exibição promova uma
discussão junto aos alunos. Para ajudar nas discussões proponha as questões
abaixo:
QUESTÕES
|
a) De acordo com a leitura da aula anterior,
quais aspectos os vídeos estão evidenciando do espaço urbano?
b) Quem são os agentes que fazem pouco para
minimizar os contrastes sociais e até mesmo negligenciam os segregados
sociais urbanos?
c) Como acontece esse processo no espaço urbano
onde os alunos vivem?
d) É possível diminuir ou acabar com as
diferenças sociais?
|
- Professor(a), proponha um
trabalho para casa:
Solicite para os alunos registrarem os espaços
segregados de onde eles vivem. Como sugestão, em grupos formados por até 4
alunos, peça para eles registrarem por meio de fotografias, vídeos ou mapas.
Observação: Eles poderão editar as
fotografias utilizando os próprios recursos tecnológicos que eles dispõem. O Windows tem um programa de fácil utilização chamado Windows Movie Maker que já vem dentro do pacote de programas; Para a
confecção dos mapas, os alunos poderão usar programas livres de fácil
utilização - Google
Earth (http://www.baixaki.com.br/download/google-earth.htm), Google Maps (https://maps.google.com.br/)
e Mapas
Coletivos (http://www.mapascoletivos.com.br/static/about)
AULA 03
4o. Passo:
Professor(a), esta aula centrará no repasse dos
grupos para toda turma dos registros realizados:
Como sugestão, peça que cada grupo siga o roteiro
abaixo:
Parte 01 - Do espaço escolhido - o grupo irá falar
de forma breve sobre a escolha do local registrado;
Parte 02 - Da forma do registro - o grupo falará do
meio escolhido para registrar (fotografia, vídeo ou mapa);
Parte 03 - Exibição do registro - o grupo irá
exibir o registro e ao mesmo tempo fazer as considerações conceituais;
Parte 04 - Autoavaliação - o grupo irá colocar as
dificuldades ou não para a execução da tarefa, envolvimento do grupo, entre
outros aspectos que julgarem necessário.
Recursos Complementares
INSTITUTO CLARO. Disponível em: <https://www.institutoclaro.org.br/em-pauta/mobilidade-faz-do-espaco-urbano-um-grande-playground-para-estudantes-durante-a-gincana-global/>,
acesso em: 07 Ago. 2012.
QUAIS OS ELEMENTOS QUE FORMAM UMA
PAISAGEM URBANA, UMA PAISAGEM RURAL E UMA PAISAGEM LITORAL? Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaColecaoAula.html?id=350>,
acesso em: 07 Ago. 2012.
QUAIS ESTRATÉGIAS POSSIBILITAM AOS
ALUNOS PERCEBEREM AS ATIVIDADES ECONÔMICAS PRESENTES NA PAISAGEM URBANA?
Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=37924>,
acesso em: 07 Ago. 2012.
EDIÇÃO 55 - ESCOLA ABERTA - VIDAS E
SABERES DA PERIFERIA URBANA. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/conteudoJornal.html?idConteudo=1673>,
acesso em: 07 Ago. 2012.
TRANSPORTE URBANO E O GRAU DE
URBANIDADE. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=27423>,
acesso em: 07 Ago. 2012.
TV ESCOLA - SALTO PARA O FUTURO.
Disponível em: <http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=1241>,
acesso em: 07 Ago. 2012.
Avaliação
Aqui o(a) professor(a), irá avaliar o processo de
entendimento e compreensão dos alunos sobre a segregação espacial dentro do
espaço urbano. Avaliar a forma que eles vêm se portando frente ao
desenvolvimento do espaço urbano. É importante levar em conta a participação em
sala de aula e comprometimento durante a realização das diversas questões
propostas como parte da avaliação. O(a) professor(a), também, poderá realizar
uma conversa final com a turma e fazer um diagnóstico dos objetivos alcançados
durante as diferentes etapas das aulas.
0 comentários:
Postar um comentário